Exibições 2015

Neste ano (2014) as exibições dos filmes e vídeos serão divulgadas durante o Seminário em decorrências das especificidades desta versão do evento.

Seguem alguns dos filmes que procuraremos exibir:

Mostra 1 -  Curta-Documentário sobre Educação realizada em uma Aldeia de Índios Mbya Guarani em Santa Catarina
Autoria: Cinthia C. da Rocha: Doutoranda em Antropologia Social/ UFSC
Brasil, 2012


Mostra 2 -  Puxada do Mastro em Olivença 
Direção e Roteiro: Ronaldo Souza/UESC. Exibido pelo Canal Futura. Brasil, 2012.
Documentário feito durante a Puxada do Mastro em Olivença no ano de 2012. Ganhou prêmio do Canal Futuro como um dos melhores documentários brasileiros daquele ano. Mostra diferentes visões da tradição que ocorre todos os anos em Olivença-Ilhéus-Bahia com depoimentos da comunidade local.


Mostra 3 - Tumbalá Tupinambá: Irmãos do Mundo (Sebastian Gerlic) 

O filme narra as histórias, as dificuldades, os sofrimentos e os sonhos esperançosos de duas nações indígenas da Bahia, situadas na Mata Atlântica e semi-árido do São Francisco. Além de trocarem experiências, elas têm em comum, entre outras coisas, a luta pela demarcação de seus territórios e o fato de terem sido reconhecidas etnicamente há aproximadamente três anos. O documentário Tumbalalá ? Tupinambá ? Irmãos no Mundo mostra a riqueza humana, a sabedoria e a harmonia existente nessas duas culturas.


Mostra 4 - "O Sal Tupinambá" e “Irmãos do Mundo: Tupinambá - Tumbalala" (os dois filmes de Sebastian Gerlic)
Resumo: Binho Tupinambá é um garoto indígena Tupinambá que vive na beira do mangue no Sul da Bahia e caça aratus, entre outras relações com a natureza. No filme, Binho compartilha sua visão do mundo: “Viver na Natureza é bom porque ela nos dá o alimento”. “O homem é que é perigoso”, Binho diz, fundamentado em ele já ter visto os índios serem enganados, roubados e até ter sabido que houve um índio queimado vivo. (Site do XII Festival Nacional 5 Minutos) 
Ficha Técnica: Curta-metragem, Sonoro, Não-ficção
Material original: Digital, DVD, cor, 2'59'' . Origem: Ilheus (BA). Direção: Sebastián Gerlic. Câmera: Sebastián Gerlic. Edição: Bruno Gonzalez.



Mostra 5 - "Indígenas Digitais" (Sebastian Gerlic)
O curta-metragem de 26 minutos, integrantes de várias nações indígenas, como a Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.
FICHA TÉCNICA:
Direção e Câmera: Sebastián Gerlic / Montagem e Finalização: Matteo Bologna /Desenho de Som e Mixagem: Glauco Neves /Produção Executiva: Márcia Cardim /Assessoria Técnica: Nicolas Hallet /Assistente de Produção: Tiago Tao / Produção nas terras indígenas: Jaborandy Tupinambá e Fábio Baenã Hãhãhãe.

*Filmado em câmera full HD nos Pontos de Cultura Indígenas Itapoan Tupinambá (BA), Água Vermelha Pataxó Hãhãhãe (BA), Pankararu (PE) e no Pontão de Cultura Viva Esperança da Terra (BA)

Entrevista com Sebastian Gerlic